Balneário Camboriú / SC - domingo, 22 de outubro de 2017

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.


Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.

Venha preparado para ser examinado
Procure usar roupas que facilitem o exame da pele, fáceis de desvestir e vestir. Mesmo quando o problema é localizado (uma lesão nas mãos, por exemplo) pode ser necessario o exame de outras partes do corpo para se chegar ao diagnostico e conduta adequados. O exame de toda pele, cabelos e unhas é importante pois permite a detecção do câncer de pele, lesões precursoras do cancer de pele e algum outro problema de pele que porventura o pacimente não saiba que tem. 
Maquiagem e esmalte atrapalham o exame do rosto e das unhas.
O penteado pode ser desfeito durante o exame do couro cabeludo. 

Horário
 Não chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.
 
Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende também de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e seguir as recomendações.