Balneário Camboriú / SC - domingo, 22 de outubro de 2017

Laser Ablativo Fracionado e Luz Intensa Pulsada

 
O que é resurfacing?
O termo Resurfacing quer dizer refazer a superficie da pele, substituindo-a por outra. O resurfacing promove estímulo de colagéno na derme, melhorando rugas e cicatrizes, alem de clarear e muitas vezes eliminar manchas acastanhadas.
O resurfacing pode ser feito por métodos quimicos (como o peeling de fenol, por exemplo) ou físicos (como a dermoabrasão por meio de lixas e laser). Esses procedimentos, ditos ablativos, são bem eficazes porém são agressivos, com tempo de recuperação prolongado e maior risco de complicações.
Por outro lado, procedimentos menos agressivos, ditos não ablativos, não causam um resurfacing tão significativo, tendo efeito muitas vezes insuficiente.
O que é o laser ablativo fracionado?
A tecnologia do laser fracionado permite tratar pequenas frações de pele, promovendo microáreas de resurfacing, de diferentes profundidades. A pele ao redor dessa pequenas areas permanecem intactas e servem de reservatório para a rápida recuperação da área tratada, permitindo ao paciente a retomada das suas atividades normais mais rapidamente.
Por ser um método mais seguro, pode ser aplicado em areas mais sensiveis como as pálpebras, mãos, pescoço, colo e braços.
Atualmente utilizo no consultório dois tipos de laser fracionado, o Erbium e o CO2.
Dependendo da indicação e do tipo de pele, é possível fazer uma aplicação mais agressiva e profunda, ou mais superficial e leve. Quanto mais profundo, melhores os resultados para rugas, cicatrizes e flacidez da pele. A aplicação superficial tem por objetivo tratar manchas, rugas finas, poros abertos. Tratamentos corporais precisam ser mais fracos que os do rosto, necessidando geralmente mais sessões para resultado.
Quais as principais indicações do laser fracionado ablativo?
 
As principais indicações do laser fracionado são: 
1=Rugas finas, especialmente ao redor dos olhos e da boca.
2=Tratamento de manchas acastanhadas (melanoses).
3=Envelhecimento cutâneo e flacidez leve a moderada da face, pescoço, colo e dorso das mãos.
4=Cicatrizes faciais (cicatrizes de acne, cirurgias e traumas).
5=Estrias
6=Melasma e manchas.
 
Já a Luz Intensa Pulsada, outra tecnologia, que muitas vezes é utilizada em associação ao laser fracionado e com peelings, tem como alvo a melanina e a hemoglobina. É utilizada com terapêutica para manchas, pêlos e vasinhos, além de tambem causar estimulo da síntese do colágeno.