Balneário Camboriú / SC - terça-feira, 22 de agosto de 2017

Tratamento para mancha senil?

     Qual o tratamento para as manchas senis que, segundo   os dermatologistas, são provocadas pelo sol e que aparecem com a idade?

 

 

Manchas senis ou melanoses solares são manchas escurecidas que aparecem com a idade nas áreas de pele que ficam descobertas, como rosto, mãos, braços e colo. Essas áreas, dia após dia, são expostas aos raios solares. Os efeitos nocivos do sol se acumulam durante a vida. Com o tempo, o sol envelhece e mancha a pele.

O melhor modo de não ter manchas senis é se prevenir. Não se expor ao sol forte e usar filtro solar diariamente. Evitando o acúmulo de radiação solar as manchas podem nem aparecer.

No seu caso as manchas já apareceram, não é mesmo? Então aí vão opções de tratamento:

1. Laser e luz pulsada. São dois tratamentos parecidos e com resultados excelentes. A luz do laser ou do aparelho de luz pulsada atinge o pigmento escuro da mancha e o aquece de tal maneira que ele é destruído. Formam-se casquinhas e, depois de uma semana, a mancha suaviza ou desaparece. Nem sempre uma sessão elimina todas as manchas. Na maioria dos casos uma mesma pessoa se submete a quatro sessões, sendo uma ao mês. O tratamento pode ser feito em qualquer ponto da pele, como rosto, pescoço, colo, mãos ou braços. Quanto mais clara a pele e mais escuras as manchas, melhor o resultado. O tratamento com luz ainda é capaz de eliminar vasinhos dilatados, que também aparecem na pele como efeito da exposição desprotegida ao sol. Uma vantagem desse tratamento é que a pele não manchada não é agredida. Assim, surgem casquinhas apenas sobre as manchas, e a recuperação da pele é rápida.

2. Peeling químico. Para remover manchas senis, o peeling precisa ser de média ou de grande profundidade. Um bom peeling de média profundidade é o de ácido tricloroacético, ou ATA. Ele não deve ser realizado em pessoas de pele escura, sob risco de aparecerem novas manchas. E pode ser repetido, se necessário, a cada mês. A melhora é grande com apenas uma sessão de peeling. A desvantagem é que o peeling não age seletivamente nas manchas. Ele agride toda a pele onde é aplicado. Assim, a descamação é intensa e o incômodo após a sessão é maior.

Além de escolher um bom tratamento, use um creme despigmentante em casa. Ele ajuda a clarear e a evitar que as manchas voltem. Mas dificilmente um creme de uso domiciliar usado isoladamente consegue clarear manchas senis.

Depois de completado o tratamento (qualquer um deles) é importante evitar tomar sol sem proteção. Caso contrário, as manchas voltarão.

Por Lucia Mandel

fonte: Vejaonline, coluna espelho meu, de lucia mandel, dermatologista.